segunda-feira, 20 de abril de 2020

Introdução à Programação Informática


Como já dissemos, este período vai ser dedicado à programação.

Mas primeiro, temos de esclarecer alguns conceitos sobre este tema.
Ao programar um software, estamos a dar ao computador instruções capazes de serem expressas e executadas pelo próprio computador,  permitindo-nos realizar diversas ações e tarefas para atingir um determinado objetivo, que de outra forma seriam quase impossíveis de realizar.

É importante estabelecer as diferenças entre os dois conceitos essenciais à programação: algoritmo e programa.

Um algoritmo é uma sequência de instruções devidamente organizadas e estruturadas para a resolução de um determinado problema ou para alcançar um determinado objetivo. Esta sequência finita de instruções é escrita numa linguagem natural, podendo ser executada tanto por máquinas programáveis como por humanos.


Exemplos de algoritmos

Um programa é um algoritmo ou conjunto de algoritmos especializados para um computador executar.
Basicamente, são algoritmos traduzidos para uma linguagem mais específica ( de programação) que os computadores conseguem ler e executar.


Exemplo de um programa

Como sabemos, os computadores apenas reconhecem comandos em linguagem binária (0 e 1).
Estas linguagens oferecem um método padronizado de comunicar instruções às máquinas, através de regras de semântica e de sintaxe, que estipulam o modo correto de como formular instruções válidas para serem lidas e reconhecidas pela máquina. 
Assim, as linguagens de programação são essenciais para escrever um programa.

As linguagens de programação podem ser divididas em linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível.
As linguagens de baixo nível está mais próxima da linguagem da máquina, e tem como objetivo facilitar a comunicação entre o programador e a máquina, permitindo a criação de um programa mais elaborado.
Por outro lado, as linguagens de alto nível aproximam-se mais da linguagem natural, humana, e tem como objetivo facilitar a programação para programadores menos experientes, não permitindo, porém, a realização de softwares muito elaborados. 






  

Fontes:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBiBmzG_0o5cb3VF1mQDCSiLXSLfHLEf4chJ7t3m88JO6MXM-QWQIPqqxojIniLtd5SfRK4YjMrb5C8OFWDrE-PvF7drulzCYGYBTn0Jijs8IMcggdq1XShSAQcVeWBg1AgyHEBVfd4_vo/s1600/Introducao_programacao_fluxograma.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk93R8tlFt2yvkf0Y_m87diZxBxHhAeFdJlEubb6bAqeXZqwy3KupVtbNxSO5I7E3L548ivIBrm4zn93tXL3ipQlKnU6OKxgUFaoD3JQWCkViC6c8jhTMTMzdjQ6UC4X-0c2PUTIPvkSxA/s1600/Figura-28-Codigo-fonte-do-script-criado-para-leitura-da-porta-serial-no-ARDrone-e.png
https://www.people.com.br/noticias/tecnologia/para-que-serve-a-programacao
https://sites.google.com/a/liesenberg.biz/cjogos/home/materiais-de-apoio/topicos-relativos-a-c/algoritmos-e-programas
https://images.app.goo.gl/UUDuxmvnuwGXAAhq9
https://images.app.goo.gl/tuj799YZbaRnAsCE6
https://images.app.goo.gl/MoN86CCmwQaLeXi89

Sem comentários:

Enviar um comentário