segunda-feira, 20 de abril de 2020

Ada Lovelace: A Primeira Programadora da História

No mundo digital em que vivemos, as máquinas e computadores têm vindo a ganhar uma crescente importância nas nossas vidas. Com a digitalização de praticamente tudo o que nos rodeia, entender como funcionam estas máquinas e principalmente saber comunicar com elas é essencial para o nosso dia-a-dia. Assim, aprender a programar um determinado dispositivo digital é tão importante como aprender inglês, matemática, ler ou escrever.

Mas como é que tudo isto começou?

Ada Lovelace, nascida no dia 10 de dezembro de 1815, foi a grande impulsionadora da programação de computadores, e ficou conhecida por ser a primeira programadora da história.

A matemática e escritora inglesa, após traduzir uma palestra de Charles Babbage sobre a sua máquina analítica, interessou-se tanto pelo tema que estudou a palestra durante cerca de um ano.
Quando finalmente publicou a versão traduzida, acrescentou anotações que a própria escreveu sobre o tema.
As notas, mais extensas do que o próprio artigo, incluíam a descrição de um algoritmo criado para ser processado pela máquina de Babbage, o primeiro programa de computador do mundo.
Ada Lovelace morreu aos 36 anos de idade, vítima de cancro do útero, como uma das maiores mentes do século XIX.

O seu legado perdura até hoje, sendo recordada como a primeira programadora da história.
Existe atualmente uma linguagem de programação com o seu nome, criada pelo Departameno de Defesa dos Estados Unidos em 1980, em homenagem da pioneira da programação.
Desde 2009, celebra-se o Dia da Ada Lovelace a cada segunda terça-feira do mês de outubro, dia que tem como objetivo destacar as mulheres nas diversas áreas da ciência e tecnologia, bem como incentivá-las a perseguir essas mesmas áreas.






Fontes:

https://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/03/conheca-historia-da-ada-lovelace-primeira-programadora-do-mundo
https://jobinice.com/blog/ada-lovelace/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace

Sem comentários:

Enviar um comentário