domingo, 24 de novembro de 2019

Imagem-Modelos de cor


Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor.
Estes modelos de cor permitem especificar uma determinada cor através de sistemas de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto.
Existem vários modelos de cor e, no campo da imagem digital, estão adaptados a dispositivos de saída (ex: monitores, impressoras e televisores).


  • Modelo RGB (Red Green Blue)

O modelo RGB é um modelo aditivo que permite exibir imagens de cor em monitores. Este modelo descreve as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho, verde e azul.
Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos. A cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1,1,1), enquanto que a cor preta corresponde à ausência dessas três cores (0,0,0).

As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão.

Resultado de imagem para modelo rgb valores"
Cores do modelo RGB representadas por valores decimais e inteiros




  • Modelo CMYK ( Cyan Magenta Yellow BlacK)


A partir do modelo CMY, ao qual foi adicionado a cor preta, surgiu o modelo CMYK. 
O modelo CMYK é utilizado  em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografias.
Este modelo subtrativo descreve as cores como uma combinação das três cores primarias de impressão: o ciano, magenta e amarelo. 
A cor preta foi adicionada por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo a mistura de cores.
Sendo um modelo subtrativo, é o oposto do modelo RGB, e as cores primárias de um são as cores secundárias do outro


  • Modelo HSV ( Hue Saturation Value)

O modelo HSV é definido segundo três parâmetros: 

  • Tonalidade (matiz ou hue): é a cor  pura com saturação e luminosidade máxima. Exprime-se em valores angulares entre 0 e 360 graus.
  • Saturação (saturation):  indica a intensidade da tonalidade ( se uma cor é mais esbatida ou forte). Exprime-se em valores percentuais entre 0% (inexistência de cor ) e 100% ( cor saturada ou pura). Uma cor pura nao contém a cor preta nem a branca.
  • Valor (value): traduz a luminosidade ou brilho de uma cor. Exprime-se em valores percentuasi entre 0% ( a cor é muita exura; apresenta garnde quantidade da cor preat) e 100% ( a cor é clara, pura, saturada).



Este modelo é utilizado sobretudo utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico, pela importância que dá à tonalidade e sombras da cor.





  • Modelo YUV 

Image result for yuv

O modelo YUV é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V= red - Y), pelo que consegue guardar a informação de luminância separada da informação de crominância, mantendo-as independentes uma da outra. Isto permite uma boa compressão de dados, pois alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, uma vez que a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.
O modelo YUV é adequado às televisões a cores e à transmissão de sinais de vídeo.





Fontes:
https://images.app.goo.gl/jhpekL81P7E454h18
https://images.app.goo.gl/qtcfQJn2PQb9WB4X7
https://images.app.goo.gl/9e3Ar1ir9F1jffX69
https://images.app.goo.gl/dQv7Uj3AsyEHCaWWA
https://images.app.goo.gl/aFrMngKx5YU1mNoj7

https://classroom.google.com/u/2/c/Mzc5NjA3ODYyNTVa/m/MzkyODkzMzEwMTFa/details

Sem comentários:

Enviar um comentário