Para poderem ser tratadas em programas de computador, os ficheiros de imagem podem ser guardados numa grande variedade de formatos, bitmap (baseado em mapas de bits) ou vetoriais (baseado em equações matemáticas).
Estes formatos possuem normalmente técnicas de compressão, que permitem reduzir a redundância de dados, de modo a armazená-lo mais rápida e eficientemente e facilitar a sua transmissão.
- Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;
- Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.
Hoje iremos falar de alguns tipos de formatos para imagens bitmap.
- BMP (Bitmap)
É o formato mais comum e até ao momento não possui qualquer tipo de técnica de compressão
- GIF ( Graphics Interchange Format)
Formato com técnicas de compressão sem perdas, não perdendo qualidade quando é alterado o tamanho original da imagem, e ocupando pouco espaço no armazenamento, sendo por isso ideal para páginas Web.
Este formato é muito popular devido a características como a transparência, entrelaçamento e, sobretudo, a animação.
- JPEG (Joint Photographic Experts Group)
É um formato muito utilizado para a compressão de ficheiros, uma vez que possui vários níveis de compressão com perdas, o que implica pequenas perdas de informação e de qualidade de imagem.
Este formato ocupa muito pouco espaço no disco (por vezes menor que os do formato GIF), sendo muito usado em páginas da Internet.
Criado pela Adobe, este formato é usado para converter e comprimir documentos de texto e imagens para leitura. Para ler estes documentos, é necessário ter instalado no dispositivo um Adobe Reader.
- PNG (Portable Network Graphics)
Tal como o formato GIF, o formato PNG é um formato com algoritmos de compressão sem perdas, mantendo a qualidade quando são armazenadas e transmitidas. Para além disso, consegue suportar uma profundidade de cor maior do que o GIF (48 bits, enquanto que o formato GIF so suporta até 24 bits), pelo que é um bom substituto deste formato, embora não comporte animação.
- TIFF (Tagged Image File Format)
O TIFF é um formato sem compressão de imagens. Apesar disso, é o maior em tamanho e o melhor em qualidade.
É, por isso, muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem, sendo ideal para o tratamento de imagens antes de esta ser convertida para qualquer outro formato.
Fontes:
https://images.app.goo.gl/QXdDbrdRY2iArwYS6
https://www.sereltel.com/gallery_gen/b6e1506dbeb74f3fe7dc063671875e6b_anim.gif
https://focusfoto.com.br/wp-content/uploads/2017/12/000-escola-focus-jpeg-raw.jpg
https://images.app.goo.gl/KLMdxQ2S1nBXLhsr5
https://images.app.goo.gl/iTXh2R8kB84Ay9Gu9
https://classroom.google.com/u/2/c/Mzc5NjA3ODYyNTVa/m/MzkyODkzMzEwMTFa/details