Duas tecnologias que têm crescido imenso e ganho cada vez mais importância na sociedade atual são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Estas pertencem a um mesmo ramo da tecnologia- a tecnologia imersiva- e por terem surgido quase simultâneamente, são frequentemente confundidas uma com a outra.
Porém, são tecnologias distintas com diferentes propósitos, e nós iremos explicar cada uma delas e as suas principais diferenças.
- Realidade Virtual
A realidade virtual (conhecida como VR) é uma simulação artificial, gerada por computador, com o objetivo de recriar um ambiente ou uma situação real da vida.
Esta transporta o utilizador para um ambiente simulado e desliga-o completamente da vida real, submetendo-o a uma experiência completamente imersiva, através da estimulação de todos os seus sentidos.
Para experienciar a VR, o utilizador necessitará de um Head-Mounted Display (HMD), como o Oculus Rift ou o HTC Vive, entre outros.
Utilizador imerso numa realidade virtual, com recurso a um HMD e outras tecnologias imersivas |
- Realidade Aumentada
Por outro lado, a realidade aumentada (AR) mantém o seu foco no mundo real. É uma tecnologia que projeta objetos virtuais no mundo físico com os quais é possível interagir. O seu objetivo não é fornecer uma experiência imersiva, como a realidade virtual, mas sim melhorar a interação do utilizador com o mundo real. De uma maneira simples, em vez de entrarmos num ambiente tridimensional como na realidade virtual, é o 3D que imerge no nosso mundo.
Assim, e ao contrário da VR, não é preciso tanto poder de processamento,uma vez que não é preciso simular ambientes totalmente novos, nem necessita de nenhum dispositivo especial: com qualquer smartphone é possível transferir uma aplicação que faça uso desta tecnologia, como o IKEA Place, o Pókemon GO, que podemos ver em baixo, entre outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário