domingo, 27 de outubro de 2019

A importância da representação digital da informação na multimédia


A representação digital da informação  é a característica mais importante do sistema multimédia, uma vez que permite utilizar o computador como um processador simbólico. Assim, é necessário perceber como é representada a informação, para compreender como funciona um sistema ou aplicação multimédia. Estes sistemas multimédia processam a informação (texto, números,imagens, sons, etc.) através  do tipo de software com que operam, no entanto, o hardware trabalha fundamentalmente com base no sistema binário.

sistema binário é um sistema de numeração que se baseia apenas em dois dígitos: 0 (zero) e 1 (um).


Toda a informação armazenada em sistemas informáticos e/ou transmitida em aplicações multimédia encontra-se codificada sob a forma de dígitos binários.



bit (binary+digit) é a unidade mínima de informação em binário, podendo representar 1 ou 0. 

Os bits são agrupados de modo a que seja possível a representação de letras, imagens, sons, valores numéricos ou qualquer outro tipo de dado do sistema informático.




  • Conversão de números decimais para números binários

Para converter um número decimal em um número binário começamos por efetuar sucessivas divisões por 2 até se obter um quociente igual a 1. De seguida, forma-se o número binário com 1, seguido de todos os restos obtidos nas divisões, mas tomados por ordem inversa.





  • Conversão de números binários para números decimais


Para converter um número binário em um número decimal é necessário colocar por ordem cada bit que o compõe, multiplicá-lo por 2 e elevar essa base à posição que ocupa começando pela direita. Ou seja, o dígito mais à direita representa a potência 20,o dígito seguinte representa a potência 21 e assim sucessivamente.



Related image







Fontes:

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Criação e experiências com QR Codes

Olá! Este QR Code é uma demonstração.

O termo QR significa " Quick Response", ou "resposta rápida" em inglês.
Os códigos QR são códigos bidimensionais com uma enorme capacidade de armazenamento e possuem um rápida legibilidade,o que lhes confere grandes vantagens quando comparados com outros códigos tradicionais, como o código de barras.
Foram criados em 1994 pela empresa de automóveis japonesa Denso Wave, inicialmente como o objetivo de catalogar e encontrar veículos durante o processo de fabricação.
Esta tecnologia tem ganho muita popularidade graças ao acesso à Internet em qualquer smartphone, o que leva muitas empresas a apostarem nos QR Codes com o método de divulgação e publicidade.


Ler e usar estes códigos é bastante simples: basta ter um dispositivo móvel equipado com uma câmara e um QR Code Reader e apontá-lo ao código e a aplicação irá decifrá-lo instantaneamente.

Facilmente também podes criar o teu próprio QR Code!

Basta procurares na Internet por "QR Code Generator" e irão aparecer vários sites que podes utilizar gratuitamente! 

Como criar o teu próprio QR Code!
Este foi o QR Code Generator que usámos
https://www.qrcode-monkey.com/#youtube


Não te esqueças de partilhar!😄




Fontes:

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Realidade Virtual vs Realidade Aumentada


Duas tecnologias que têm crescido imenso e ganho cada vez mais importância na sociedade atual são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Estas pertencem a um mesmo ramo da tecnologia- a tecnologia imersiva- e por terem surgido quase simultâneamente, são frequentemente confundidas uma com a outra.
Porém, são tecnologias distintas com diferentes propósitos, e nós iremos explicar cada uma delas e as suas principais diferenças.

  • Realidade Virtual

A realidade virtual (conhecida como VR) é uma simulação artificial, gerada por computador, com o objetivo de recriar um ambiente ou uma situação real da vida.
Esta transporta o utilizador para um ambiente simulado e desliga-o completamente da vida real, submetendo-o a uma experiência completamente imersiva, através da estimulação de todos os seus sentidos
Para experienciar a VR, o utilizador necessitará de um Head-Mounted Display (HMD), como  o Oculus Rift ou o HTC Vive, entre outros.

Utilizador imerso numa realidade virtual, com recurso a um HMD e outras tecnologias imersivas


  • Realidade Aumentada

Por outro lado, a realidade aumentada (AR) mantém o seu foco no mundo real. É uma tecnologia que projeta objetos virtuais no mundo físico com os quais é possível interagir. O seu objetivo não é fornecer uma experiência imersiva, como a realidade virtual, mas sim melhorar a interação do utilizador com o mundo real. De uma maneira simples, em vez de entrarmos num ambiente tridimensional como na realidade virtual, é o 3D que imerge no nosso mundo.
Assim, e ao contrário da VR, não é preciso tanto poder de processamento,uma vez que não é preciso simular ambientes totalmente novos, nem necessita de nenhum dispositivo especial: com qualquer smartphone é possível transferir uma aplicação que faça uso desta tecnologia, como o IKEA Place, o Pókemon GO, que podemos ver em baixo, entre outras.


















quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Bem-vindos!


Olá! 
Eu sou a Joana😇                                              E eu sou o Mike😈


Somos alunos do 12ºC, da escolinha Secundária S.Pedro, de Vila Real.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas.

Aqui iremos publicar diversos projetos realizados em aula,e pretendemos mostrar e ensinar mais sobre o mundo digital em que vivemos.

Stay tuned! 😉😄